Gestão de Escritórios de Arquitetura

05/08/2016 Gestão de Escritórios de Arquitetura

A cada semestre centenas de Arquitetos são formados pelas Universidades, alguns seguem sua carreira trabalhando em empresas, enquanto outros tomam a decisão de empreender e encarar a difícil missão de ter seu próprio negócio.

Pesquisas realizada pelo Sebrae revelam que metade das empresas encerram suas atividades com até dois anos de existência e 60% não sobrevivem além dos 4 anos. As principais causas dessa mortalidade estão na falta de conhecimentos gerenciais do empresariado e na falta de informações estratégicas para a tomada de decisão.

O momento econômico do país exige uma assertividade muito grande para que qualquer novo negócio venha a ter sucesso. Porém, as universidades deixam lacunas de gestão e empreendedorismo nos futuros arquitetos.

É sabido que administrar um escritório de arquitetura de maneira profissional é mais um dos desafios enfrentado pelos arquitetos.  A falta de conhecimento em gestão é clara e muitos arquitetos sofrem improvisando no dia a dia uma maneira melhor para gerir seu escritório juntamente com seus projetos. Em geral, o foco e a priorização estão nos projetos, enquanto questões gerenciais e estratégicas vão ficando de lado. Dessa forma, as pesquisas do Sebrae continuarão a demonstrar estatísticas elevadas de mortalidade empresarial.

Entretanto, é notável em muitos arquitetos a busca por novas técnicas de gestão aplicadas a arquitetura, de certa forma para fechar a lacuna deixada pela formação acadêmica. Com este cenário em mente o professor Fladhimyr Castello desenhou o curso “Gestão ágil de Escritórios de Arquitetura” e pretende abrir uma turma em João Pessoa. Segundo Castello o curso traz modernas técnicas de gestão estratégica e operacional, já amplamente utilizada em outras áreas de negócio em que o processo criativo é fundamental.

Com uma abordagem prática e dinâmica o professor Fladhimyr Castello apresentará a ferramenta canvas para modelagem de negócios. Os arquitetos serão guiados a refletir em negócios inovadores na arquitetura. Uma vez que o modelo de negócio esteja definido será hora de planejar a operacionalização do dia-a-dia. Com um conjunto de ferramentas práticas e visuais do gerenciamento de projeto ágil os participantes terão novos conhecimentos para gerir seus escritórios.

Os profissionais que tiverem interesse no curso devem preencher o formulário a seguir para obter maiores informações.

Link do formulário: https://goo.gl/forms/z73uZNi0Q2mHErjH2

Site: http://www.fladhimyrcastello.com.br/